terça-feira, 22 de outubro de 2013

MOSTRA PROFISSIONAL


De 1 a 3 de novembro, o público do Festival Dança Três poderá acompanhar espetáculos de artistas, grupos e companhias profissionais e independentes.
A maioria dos espetáculos, será apresentada no Anfiteatro do Colégio Dom Bosco, que fica na rua João Gonçalves de Oliveira, n. 359. Apenas a intervenção urbana “Posso dançar com você?”, da cia. campineira Domínio Público, ocorrerá na Lagoa, próxima à Casa do Artesão.
Confira a programação:


1 nov. // sexta-feira

S.(AR).A.H 
foto: Leandro D'errico
Foto: Leandro D'Errico

O amor intenso presente nas obras dos dramaturgos Sarah Kane e Antonin Artaud foi o ponto de partida para a criação do trabalho. O amor e seus desdobramentos são os vetores utilizados para a criação dos movimentos, que visam conduzir o público a um universo de sensações. A trilha executada ao vivo e a presença de um vídeo-cenário, que dialoga com as ações cênicas, ajudam na condução da trajetória emocional que acontece no palco.

Renata Aspesi iniciou seus estudos em dança clássica, em Brasília, com Gisele Santoro. Integrou, na década de 1990, a Euro City Ballet (Bélgica). Em Campo Grande, trabalhou com Chico Neller e Neide Garrido. Em São Paulo, estagiou no Balé da Cidade de São Paulo, integrou elenco da Cia. Borelli de Dança (2000-2005) e da Key & Zetta e Cia. (2005-2007). De 2008 a 2009, integrou elenco da PULTS Cia. de Dança, dirigida por Marcelo Bucoff e, desde 2010, é intérprete da Incunábula Cia. de Dança, dirigida por Roberto Alencar.

Espetáculo “S.(AR).A.H” (São Paulo/SP) 
Concepção e interpretação: Renata Aspesi 
Interpretação: Renata Aspesi e Thomas Basso
Direção: Laerte Mello
Desenho de Luz: Domingos Quintiliano 
Local: Anfiteatro Dom Bosco 
Horário: 20h15
Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança 2013
2 nov. // sábado

Versus da última estação
Foto: Sílvia Machado.
“Versus da última estação” discute a impotência e a fragilidade humana frente à morte. A pesquisa de gestos e movimentos propõe um corpo que se expõe e se entrega aos sentimentos de perda, solidão e efemeridade da vida.
 

Vanessa Macedo é coreógrafa, diretora e intérprete da Cia. Fragmento de Dança. Bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestra em Artes pela Universidade de Campinas (2008) e doutoranda em artes cênicas pela ECA-USP. Iniciou seus estudos em Dança, com o Professor Edson Claro, em Natal-RN, no grupo de Dança da UFRN, depois de atuar por 10 anos como ginasta e técnica de Ginástica Rítmica. Integrou elenco da Cia. de Danças de Diadema, na Quasar Cia. de Dança e na Cia. Borelli de Dança.

Espetáculo “Versus da última estação”
Cia. Fragmento de Dança (São Paulo/SP)
Coreografia e Interpretação: Vanessa Macedo
Direção: Adriana Guidotte
Local:  Anfiteatro Dom Bosco
Horário: 20h15

3 nov. // domingo

Posso dançar pra você?  
 Foto: Débora Branco
Na paisagem dos centros urbanos, repleta de informação, andamos como passageiros do nosso próprio corpo, que passa, cruza, atravessa, mas pouco troca, afeta ou absorve. O que deixamos de nós e o que levamos conosco pelo caminho? Qual o espaço do toque, do afeto e da delicadeza nos dias de hoje? É preciso (re)descobri-lo todos os dias e é para isso que a Cia. Domínio Público vai para as ruas e pergunta: “Posso Dançar Pra Você?”.

A Cia. Domínio Público foi criada em 1995, em Campinas, pela dançarina e professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Holly Cavrell. Sua atuação está voltada para o desenvolvimento de novas expressões de linguagem corporal. Sua criações contam com colaboração de artistas do teatro, circo, cinema, música e dança. 

Intervenção urbana “Posso dançar pra você?”
Cia. Domínio Público (Campinas/SP)
Direção: Holly Cravell 
Intérpretes-criadores: Gustavo Valezi, Lineker, Sara Mazon e Talita Florêncio. 
Local: Lagoa, ao lado da Casa do Artesão.
Horário: 17h30

Figuras de Van
 Foto: Luis Ferreira

“Figuras de Van” foi inspirado na pintura "Os comedores de batata", de Vincent Van Gogh. Nessa obra, uma sala de jantar abriga uma família. Os traços de sua pintura expressam sensações e sentimentos escondidos no corpo, muito mais do que apenas um conjunto de formas realistas. Nesse trabalho, recriamos o mistério expressivo desta pintura, onde a aparente falta de movimento pode esconder uma intensa necessidade de explodir.


O grupo Danceato surgiu como extensão de uma oficina de dança-teatro ministrada à comunidade de Diadema (SP). Inicialmente voltada à preparação corporal para atores, tornou-se um espaço de estudo regular de técnica e criação em dança contemporânea e dança-teatro, constituindo-se enquanto grupo, em 1999. Suas encenações se dão no encontro da dança com o teatro.

Espetáculo "Figuras de Van"
Grupo Danceato (Diadema/SP)
Coreografia: Ana Bottoso
Direção: Ton Carbones
Elenco: Ana Carolina Soarejes, Anna Luiza Mascarelli, Camila Bosso, Douglas Salgado, Jennifer Baptista. Estagiárias: Karol Rocha e Luana Bomfim.
Local: Anfiteatro Dom Bosco
Horário: 20h15

Nenhum comentário:

Postar um comentário